Sobrevivencialistas - RS

Sobrevivencialistas - RS

sábado, 22 de março de 2014

SOBREVIVÊNCIA EM ZONA DE CONFRONTO ARMADO



Sendo Sobrevivencialista, é importante enfatizar que, a chave para a sobrevivência nos mais diversos cenários e cotidianos, é a Discrição. Portanto, apenas entrem em uma situação de confronto armado se for realmente necessário.



 Seção I. MOVIMENTO

Movimento nas áreas urbanas é a primeira habilidade fundamental que o preparador deve dominar. Técnicas de movimentação devem ser praticadas até que se tornem habituais. Para reduzir a exposição ao fogo inimigo, o preparador evita áreas abertas, evita expor sua silhueta, e seleciona a próxima posição coberta antes de deslocar-se.
CRUZANDO ÁREAS ABERTAS

Áreas abertas como ruas, becos e parques devem ser evitadas. Eles são zonas naturais para grupos de combate ou snipers. Eles podem ser cruzados com segurança se o indivíduo ou líder de pequeno grupo aplica certos fundamentos incluindo o uso de fumaça para esconder o movimento. Ao empregar a fumaça como uma cobertura, tenha em mente que os sistemas de mira térmica podem ver através da fumaça. Além disso, quando a fumaça for aplicada em uma área aberta, o inimigo pode optar por se envolver com fogos supressivos contra a nuvem de fumaça.

a. Antes de se mudar para outra posição, o preparador faz um reconhecimento visual, seleciona a posição que oferece a melhor cobertura e ocultação, e determina a rota que ele leva para chegar a essa posição;
b. O preparador desenvolve um plano para o seu próprio movimento. Ele corre a menor distância entre edifícios e se move ao longo do edifício para a próxima posição, reduzindo o tempo que está exposto ao fogo inimigo.

Movimento paralelo aos edifícios

Preparadores e pequenos grupos podem não ser sempre capazes de usar o interior de edifícios, e precisam mover-se do lado de fora. Fumaça, fogo de supressão, cobertura e ocultação devem ser usados para ocultar o movimento. O preparador move-se paralelamente ao lado do edifício (mantenha pelo menos 10 centímetros de distância da parede para evitar ricochetes e esfregar ou bater na parede), permanece na sombra, apresenta uma silhueta baixa, e move-se rapidamente para a sua próxima posição. Se um artilheiro inimigo no interior do edifício atirar no preparador, ele se expõe ao fogo dando a chance para que outros membros do grupo forneçam cobertura. Um artilheiro inimigo mais para baixo na rua teria dificuldade em detectar e acertar o soldado.

MOVIMENTO PASSANDO POR JANELAS

As janelas apresentam outro perigo para um individuo em fuga. Os erros mais comuns são a exposição da cabeça em uma janela do primeiro andar e não estar ciente de janelas do porão.
a. Ao usar a técnica correta para a passagem de uma janela do primeiro andar, a pessoa permanece abaixo do nível da janela e perto na lateral do edifício. Assim garante que não exponha sua silhueta na janela. Um artilheiro inimigo dentro do edifício teria de expor-se a fogo para tentar alcançá-lo.
b. As mesmas técnicas utilizadas na passagem por janelas do primeiro andar são usadas ao passar janelas do porão. Um indivíduo não deve caminhar ou correr por uma janela do porão, uma vez que ele apresenta um bom alvo para um atirador inimigo dentro do edifício. O preparador deve ficar perto da parede do edifício e passar ou saltar pela janela, sem expor as pernas.

MOVIMENTO EM TORNO DE CANTOS OU ESQUINAS

A área em torno de um canto deve ser observada antes de o preparador mover-se. O erro mais comum que alguém comete em um canto é permitir que sua arma se estenda além do canto expondo sua posição (este erro é conhecido como a sinalização de sua arma). Ele deve olhar de um ponto abaixo da altura onde um inimigo espera vê-lo (rente ao chão se possível). O preparador deita-se no chão e não estende nenhum objeto além da esquina do edifício. Se disponível ele usa um capacete balístico e só expõe sua cabeça (ao nível do solo) o suficiente para permitir a observação. Outra técnica de canto que é usada quando é necessária a velocidade é o método “fatiando a torta”. Este procedimento é feito apontando a arma (se disponível) para além do canto na direção em que se pretende seguir (sem passar a arma) andando de lado no entorno da esquina em uma forma circular com a arma apontando para onde estaria um possível atirador. Uma técnica mais simples é utilizar um pequeno espelho ou objeto metálico polido o suficiente para visualizar além da esquina sem se expor. Prende-se o espelho numa pequena haste, galho ou mesmo em um canivete e então expõe-se o espelho de maneira que torne possível a visualização.



CRUZANDO UMA PAREDE

Cada preparador tem que aprender o método correto de atravessar uma parede. Depois que ele reconhece/visualiza o outro lado, ele rola por cima do muro rapidamente, mantendo uma silhueta baixa. A velocidade de seu movimento e uma silhueta baixa nega ao inimigo um bom alvo.

USO DE PORTAS

Portas não devem ser utilizadas como entradas ou saídas, uma vez que estão normalmente cobertas por fogo inimigo. Se o individuo deve usar uma porta como saída, ele deve mover-se rapidamente para a sua próxima posição, mantendo-se o mais baixo possível para evitar a silhueta de si mesmo. Pré-seleção de posições, velocidade, uma silhueta baixa, e o uso de fogo de cobertura devem ser enfatizados ao sair por portas.

MOVIMENTO ENTRE POSIÇÕES

Ao se mudar de posição para posição, cada membro deve ter cuidado para não entrar na linha de tiro de seus fogos de apoio. Quando ele chega a sua próxima posição, ele deve estar preparado para cobrir o movimento de outros membros de seu grupo. Ele deve usar sua nova posição de forma eficaz e disparar sua arma cobrindo os demais.

a. O erro mais comum que alguém comete quando dispara de uma posição abrigada é fazê-lo por cima de sua cobertura com um prédio na sua retaguarda apresentando um silhueta fácilmente visível. Ambos fornecem o inimigo um alvo fácil. A técnica adequada para disparar a partir de uma posição coberta é a disparar em torno, do lado da cobertura, o que reduz a exposição ao inimigo.
b. Outro erro comum é um atirador destro disparar a partir do ombro direito em torno do canto esquerdo de um edifício. Um atirador canhoto em torno do canto esquerdo de um edifício aproveita a cobertura oferecida pelo edifício. Destros e canhotos devem ser treinados para adaptar cobertura e ocultação para caber sua orientação manual. Preparadores devem ser capazes de disparar a partir do ombro oposto.

MOVIMENTO DENTRO DE UM EDIFICIO

Quando estiver operando em condições de precisão, técnicas de movimento podem ser modificadas com base na técnica de limpeza de sala. O terreno, a situação do inimigo, visibilidade, e a probabilidade de contato ditam técnicas de movimento.

a. Movimento Individual. Ao mover-se dentro de um edifício, o preparador evita apresentar sua silhueta em portas e janelas. Ao mover-se nos corredores, ele não deve se mover sozinho. Se disponível, ele se move com pelo menos outro membro para a segurança. O preparador deve tentar ficar 10 a 15 centímetros de distância de paredes quando em movimento; esfregar-se contra as paredes pode alertar o inimigo do outro lado, ou, se atacado por um inimigo, ricochetes tendem a viajar paralelo a uma parede.

TÉCNICAS, TÁTICAS E PROCEDIMENTOS CONTRA SNIPERS

Contramedidas passivas: Contramedidas passivas impedem o atirador de adquirir um alvo claro ou prevenir que seus disparos causem vítimas. Muitas contramedidas passivas não são exclusivas para a luta contra os atiradores inimigos. São ações de senso comum tomadas por unidades de infantaria bem treinadas em uma área de combate para limitar a exposição e minimizar as baixas. Assim sendo, podem ser aplicadas por indivíduos em fuga de zonas de combate.

Medidas passivas contra franco-atirador raramente obtêm sucesso por si mesmo. Elas podem ser politicamente e psicologicamente eficazes em termos de redução de vítimas e do nível de violência, mas muitas vezes são em última análise, contraproducente para o principal objetivo do preparador.

Eles tendem a isolar o preparador, especialmente durante as operações de busca de recursos e evasão, quando uma presença visível é muitas vezes inevitável.

Elas tendem a criar uma mentalidade de cerco, e passam a iniciativa para o atirador. Entre as contramedidas passivas mais comuns estão às seguintes:

(1) limitar a exposição. Considere o seguinte ao limitar a exposição:
Use rotas cobertas e escondidas.
Evite praças abertas e cruzamentos.
Fique longe de portas e janelas.
Mover ao longo do lado da rua, e não no centro.
Mova-se nas sombras.
Disperse, não ande em grupos.
Evite áreas iluminadas à noite.
Evite mostrar sua silhueta contra luzes ou a linha do horizonte.
Mova-se rapidamente através de áreas abertas que não podem ser evitadas.
Permanecer agachado ou deitado atrás de cobertura ou ocultação sempre que possível.
Se seu grupo esta montando acampamento, mantenha a cobertura com uma lona montada para escondê-los. Esta medida preventiva não pode ser utilizada se houver ameaça de emboscada por saqueadores, além de atiradores de elite, pois a lona bloqueara sua visão.
Evite reunir em grandes grupos no aberto.
Permaneçam dispersos.
Evite usar emblemas ou insígnias de forças de segurança óbvias.

(2) Usar equipamento de proteção. O capacete Kevlar e colete de proteção nem sempre vão parar um projétil do sniper, mas eles vão reduzir significativamente a gravidade dos ferimentos. Eles devem ser usados a qualquer momento em que você estiver exposto a potenciais franco-atiradores. Todos os membros do seu grupo devem usar essa proteção tanto quanto ela estiver disponível.

(3) Utilize Veículos Blindados. Sempre que possível, movimente-se na área urbana em um veículo protegido com o mínimo de exposição possível. Evite veículos de carga aberto dos lados. Improvise uma armadura veicular contra fogo de armas leves para todos os veículos do seu grupo com chapas de aço nas portas. Não esqueça de proteger a frente do motor, uma área vulnerável, que se atingida pode parar o veiculo instantaneamente

(4) Erguer Telas e Escudos. Use telas de lona ou plástico simples para fazer um beco ou rua encoberto muito mais seguro para o tráfego de pedestres. Adaptar lonas nas janelas para permitir a visão para fora, enquanto escondendo pessoal dentro. Use barreiras de concreto móveis para fornecer proteção para o pessoal em posições estáticas. Use itens comuns, tais como tambores e sacos de areia de 55 galões cheios de entulho, para dar cobertura (útil para prédios ou bases onde o preparador pode permanecer algum tempo).

(5) Negar ao Inimigo Uso de terreno elevado. Ou ocupar tal terreno com forças amigas ou modificá-lo para torná-lo menos útil para um sniper inimigo. Derrube prováveis esconderijos. Limpar mato e entulho. Empilhe terra e entulho em frente a prédios para bloquear linhas de visão para franco-atiradores.

(6) Use fumaça para obscurecer do campo de visão do sniper e limitar a eficácia de seus disparos. Uma atmosfera clara é necessária para o exato disparo de longo alcance. Névoa de fumaça pode ser mantida ao longo de grandes áreas por longos períodos sem prejudicar significativamente as operações amigáveis. Cortinas de fumaça podem ser criados de forma rápida e sustentados por períodos curtos para que você possa se mover e cumprir seu objetivo.

----------------------------------------------------------
TEXTO RETIRADO, TRADUZIDO E ADAPTADO DO MANUAL FM3-06-11 URBAN COMBAT PELO AMIGO ESCOTEIRO CINZA.

----------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário