Sobrevivencialistas - RS

Sobrevivencialistas - RS

sábado, 15 de março de 2014

GUIA DE SOBREVIVÊNCIA: REPAROS EM COSTURA


 
Este guia de sobrevivência de reparos em costura aborda de uma maneira relativamente fácil, dicas para diversas situações emergenciais caso seu equipamento sofra alguma avaria e você seja capaz de providenciar o devido conserto.
As cinco agulhas de costura essencial para a sobrevivência: agulha para encadernar, agulha para embalagem, agulha para tapete, agulha para vela(navio) e agulha curva. As duas especiais fora estas (as maiores) encontrei por acaso e juntei ao kit.

Possivelmente, você pode encontrar essas agulhas em armarinhos ou lojas de utilidades por um valor bem acessível (fora as duas maiores pois só encontrei com um amigo tapeceiro e decididamente não é fácil encontrá-las)

Essas pequenas ferramentas são o dobro (ou até o triplo) do tamanho das agulhas de costura regulares, mais grossas e robustas e podem fazer praticamente qualquer pessoa, um especialista na reparação e no conserto de barracas, sapatos, casacos, cobertores, colchões, cintos táticos, mochilas, calças cargo, camisas e demais "gear", bem como bainhas para facas e demais equipamentos como coletes e inclusive couro.

Então, munidos com esta variedade de agulhas e a linha especial propriamente dita, qualquer um será capaz de reparar ou mesmo reciclar quase 100% de qualquer couro e/ou tecido pesado, bem como reaproveitar tiras e material fazendo novos tecidos.

O guia de sobrevivência de reparos divide-se em três classificações:

[I] Itens em que uma agulha pode fazer novos furos (couros mais leves, tecidos, vinis, etc)
[2] Itens em que a agulha usa buracos já feitos (tecidos pesados, couro pesado e sapatos)
[3] Os itens em que novos buracos são feitos com um furador (alguns tecidos, couros e muitos tipos de conserto de sapatos)

COSTURA LEVE

Durante anos, empresas do segmento têxtil utilizam linha extra forte para costura leve. É duas vezes mais forte e durável, assim como o fio normalmente usado para costurar jeans e a maioria dos tipos de revestimentos.

Onde costuras apodreceram ou fios desfiam-se no item a ser reparado, é melhor escolher e cortar os fios soltos. Se o tecido apodreceu ou quebrou em uma costura, é melhor fazer novamente os pontos, desde que sejam ancorados na costura original, no intuito de reforçá-la. Pode-se também fazer uma costura paralela em cima da antiga costura utilizando como guia os mesmos furos.

Claro que a agulha que você usa e o tipo de reparação na costura que você faz, depende do tecido. Em geral, escolha a agulha que se encaixa no trabalho e sempre dê um nó nas pontas do fio juntos, não importa que tipo de ponto você usa, essa técnica faz uma costura durar o dobro do tempo.

Quando você estiver fazendo novos buracos no tecido, você vai descobrir que é mais seguro e mais confortável de usar um dedal de aço no seu polegar para ajudá-lo a empurrar a agulha através do tecido.

COSTURA MÉDIA

Um pouco mais difícil que a costura leve, mas que também (dependendo do material) tem um ótimo acabamento. Vamos pegar, por exemplo, o couro.

Eu não sei o tempo de vida do couro, mas se bem cuidado talvez dure de 50 a 100 anos ou mais. É por isso que, quando você encontrar artigos de couro que foram descartados, eles geralmente foram jogados fora porque a costura apodreceu.

Na maioria dos casos, os furos originais do couro ainda estão intactos e você pode fazer o item ficar praticamente novo apenas passando a agulha através deles.


Geralmente, quando o couro em bolsas, pastas, cintos e costuras de calçados é muito grosso e forte, o único método prático de reparação é forçar uma agulha através dos buracos de costura originais pois, se você insistir em tentar abrir novos buracos de costura em material resistente forçando a agulha através dele, mais cedo ou mais tarde você atravessará o seu dedo inutilizando parte da sua mão, bem como abrir espaço para uma possível infecção.

Então, faça direito e com segurança. As agulhas e a linha usada na costura leve pode ser usada para a costura média. Porém, há um novo fio de poliéster/algodão no mercado que acrescenta uma outra dimensão na força de trabalho na reparação de costuras médias. É uma linha dupla extra-forte e eu recomendo. Outra boa opção é comprar aqueles kits de reparação de barracas e os seladores especiais que podem ajudar em algum reparo que não seja somente barracas.

COSTURA PESADA

A costura pesada se aplica à sapatos e tende a ser muito complicada pois a maioria dos calçados utilizam cola para a junção do sapato à sola. Quando o buraco é inexistente fica muito difícil utilizar uma agulha ou mesmo reparar pela dificuldade de vazar a sola, mas se realmente é necessário, utilize um alicate de bico e esquente a ponta da agulha no fogo ou melhor ainda, faça um furador com um prego e um pedaço de madeira como mostra o desenho. É um trabalho complicado pois mesmo que a agulha passe pelo furo você terá certa dificuldade para retornar com a agulha devido a altura interna do sapato, mas se não há escolha, o negócio é meter a mão na massa com muita paciência e resiliência.

LINHAS

A linha é um item tão importante quanto a agulha, pois é ela que vai fechar a costura. De modo que é necessário alguns parâmetros como segue abaixo:

Força – A linha precisa ser tão forte quanto o tecido. Se você usar uma linha fraca em um tecido grosso, ela vai arrebentar. Um bom teste de firmeza pra linha é tentar arrebentá-la com a mão.

Resistência – Para trabalhar com tecidos finos e leves, prefira uma linha bem lisa. Para tecidos mais grossos, linhas mais grossas.

Espessura - Você vai precisar de um fio fino para tecidos delicados e um espesso para trabalhos pesados. Use linhas mais grossas também para tecidos com trama aberta, assim você tem menos risco de ter um fio puxado depois.

Elasticidade – Se o tecido que você está costurando for mais elástico, a linha vai precisar ser mais elástica também. Para testar a elasticidade de um fio, estique-o e meça com a fita ou a régua o quanto você consegue puxá-lo antes de arrebentar. Depois compare com a elasticidade do tecido.

Cor – Você pode escolher usar uma cor coordenando com as cores do tecido ou até mesmo contrastando. Depende do efeito. Agora, se o tecido tem duas cores, como xadrez ou listrado, uma dica é optar pela cor mais escura. Teoricamente, o olho humano repara mais em um detalhe claro em uma base escura do que o contrário. Usando a cor mais escura você consegue dar uma disfarçada na costura.

Alguns pontos principais:

Tecidos feitos com fibras naturais e que sejam delicados devem ser costurados com linhas de algodão; ou do contrário, as linhas sintéticas podem danificar os tecidos naturais.

Caso o tecido seja de algodão, mas seja grosso, utilize linhas sintéticas , que geralmente são mais resistentes.

Da mesma maneira , ao utilizar linhas de algodão para a costura em tecidos sintéticos , estes depois de lavados, pode ocorrer o franzimento do tecido pelo fato de a linha ter encolhido. Também pelo fato de uma maior elasticidade nos tecidos sintéticos, ao expandirem-se podem arrebentar a linha durante o uso diário.

Se o tecido tiver estrutura mais aberta em sua composição, as linhas grossas são a melhor escolha para que não se soltem e desencadeiem uma descosturamento generalizado.

----------------------------------------------------

- Todos os Direitos Reservados ao Autor Jean Steeler

Nenhum comentário:

Postar um comentário